Lar Internacional Instalações nucleares não devem ser atacadas, diz ONU sobre Irã
Internacional

Instalações nucleares não devem ser atacadas, diz ONU sobre Irã

Os ataques de Israel contra instalações nucleares do Irã preocupam a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) das Nações Unidas (ONU). A entidade alertou, nesta sexta-feira (13), para as consequências de vazamentos de materiais radioativos com graves consequências não só para o Irã, mas para toda a região.

“Instalações nucleares jamais devem ser atacadas, independentemente do contexto ou das circunstâncias, pois isso pode prejudicar tanto as pessoas quanto o meio ambiente. Tais ataques têm sérias implicações para a segurança, a proteção e as salvaguardas nucleares, bem como para a paz e a segurança regionais e internacionais”, disse o diretor-geral da organização, Rafael Mariano Grossi.

A agência informou que a unidade de enriquecimento de urânio de Natanz, no Irã, foi afetada pelos bombardeios israelenses, mas que não há “níveis elevados de radiação” no local.

O diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, lembrou que resoluções da Conferência Geral da Agência já definiram que “qualquer ataque armado e ameaça contra instalações nucleares destinadas a fins pacíficos constitui uma violação dos princípios da Carta da ONU, do direito internacional e do Estatuto da Agência”.

Grossi acrescentou que ataques armados a instalações nucleares podem resultar na liberação de material radioativo com consequências graves dentro “e para além das fronteiras do Estado que foi atacado”.

Entenda

Nessa quinta-feira (12), o Conselho de Governadores da AIEA aprovou resolução que afirma que o Irã não cumpriu com suas obrigações de salvaguardas que permitem à agência inspecionar as instalações para garantir que não estão sendo desenvolvidas armas atômicas.

Um dia depois, Israel atacou o país persa danificando instalações nucleares e fábricas de armamentos, matando altos militares e cientistas do país. O Irã prometeu retaliar Israel, agravando a crise no Oriente Médio.

Israel alega que Teerã está construindo bombas atômicas, que poderiam ser usadas contra Tel Aviv. O Irã nega e sustenta que usa tecnologia atômica apenas para fins pacíficos, como a produção de energia. Já Israel é um dos poucos países do mundo que não assinaram o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP).

Por outro lado, o Irã é signatário do TNP e nega que tenha violado compromissos com a AIEA. Segundo Teerã, a agência realiza uma campanha “politicamente motivada” e guiada por Grã-Bretanha, França, Alemanha e Estados Unidos, “sob influência de Israel”.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

FAO aponta que fome chegou a pior patamar em Gaza

A fome entre palestinos na Faixa de Gaza atingiu o patamar 5,...

Internacional

Reino Unido vai reconhecer Palestina se Israel rejeitar cessar-fogo

O governo do Reino Unido informou, nesta terça-feira (29), que vai reconhecer...

Internacional

Senadores brasileiros buscam diálogo sobre tarifas impostas por Trump

Um grupo de oito senadores brasileiros estão em Washington, capital dos Estados...

Internacional

Rússia ignora ameaças de Trump e mata ao menos 20 em ataques à Ucrânia

Poucas horas depois de o presidente norte-americano ter anunciado que pressionaria Moscou...